Entrevista com María Tatiane
Utilização de ferramentas digitais na educação.
Hoje trarei uma entrevista realizada com a neuropedagoga Mª Tatiane ela trará aspectos da tecnologia e da pedagogia que podem colaborar para uma aprendizagem mais ampla e diversa.
Sobre você
Sou ativa e apaixonada pela educação! Atuo com palestras e desenvolvi um projeto a fim de transbordar conhecimento e crenças que nos permita acreditar ainda mais que educação vale muito.
Aquilo que escolhemos focar nossa atenção é muito importante. Primeiro vem o pensamento, antes de escolher algo ou tomar uma atitude, precisa imaginar o que deseja. Quanto mais você pensa, mais forte seu pensamento se torna em torno daquilo e eles se tornam crenças.
O que é a Neuropedagogia?
A neuropedagogia é um campo de pesquisa que envolve como o cérebro humano adquire vários conhecimentos e como manter esse aprendizado. Essa ciência nos permite estudar as melhores maneiras de permitir que as pessoas desenvolvam plenamente suas habilidades e aptidões.
Nesse período de pandemia houve mudanças na forma de educação?
Sim, mais que necessário foi uma oportunidade para reformular métodos e práticas a fim de alcançar novas possibilidades e possíveis resultados desejados na aprendizagem.
Quais Ferramentas São Acessíveis Para as escolas e para os professores?
É importante, antes de tudo, ressaltar que ferramentas nunca foram necessariamente o que as escolas e professores precisam ou precisaram para cumprir com o plano de educação, porém elas são sim, caminhos para facilitar a caminhada e novos olhares, oportunizando e despertando novas possibilidades. Estas ferramentas são variáveis de acordo com regiões, culturas e outros diversos fatores, onde para uns são significativos e que para outros não. Então cabe a cada instituição em comum acordo, entre sociedade civil, profissionais e alunos, determinarem e estabelecerem quais ferramentas serão positivas e trarão o objetivo desejado.
Sobre o EaD (Ensino a distância), quais os caminhos a serem seguidos?
Muitas novas possibilidades foram enxergadas e o que antes era para muitos uma didática suspeita ou desconhecida, foi possível de forma prática e científica, compreender que através de metodologias ativas é possível que a EAD continue sendo uma escada para transformar o conhecimento em aprendizagem.
Projetos como o PET (programa de estudos tutorados) e a entrega deles para os alunos menos privilegiadas servem para acessibilidade da educação?
Sim, aliás é um recurso de referência, já que, temos visto resultados positivos, e que vem alcançando diversas classes sociais, incluindo aqueles que não tem acesso a internet, e visando continuidade dele dentro do contexto interno escolar.
O que a neuropedagogia tem a oferecer nesse momento da educação ?
Importante esclarecer que a neurociência não propõe uma nova pedagogia nem promete soluções definitivas para as dificuldades da Aprendizagem, a neurociência vem para colaborar, para fundamentar práticas pedagógicas e sugerir intervenções, mostrando que as estratégias pedagógicas que respeitam a maneira como o cérebro funciona tendem a ser mais eficientes.
A educação para pessoas de diferentes idades é bastante diferente, qual rumo a ser tomado ?
A palavra é: INFORMAÇÃO! Estejam atentos e famintos por saber e entender, sobre todas as transformações que a sociedade tem vivenciado, pois somos nós os responsáveis pelas tomadas de decisões, a fim de que possamos conviver uns com os outros cada vez melhor!
Com as dificuldades para o ensino das crianças e jovens existem meios para contornar este problema ?
Para Freire: "o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação." Eu diria de forma lúdica que: A vida é semelhante a um cubo mágico! Muitas pequenos cubos e cores para virar, e cada virada é um novo começo!
Com as dificuldades econômicas tem possibilidades para a educação?
" Aprenda, desenvolva, acredite e ouse!"
Dr. Jô Furlan
Inspirada nisso eu reforço minha crença: Acredito nas infinitas possibilidades de aprendizagem! E faço da minha crença meu propósito, estudando e contribuindo por uma transformação no âmbito educacional.
"Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente. "Jean Piaget. Hoje, mais do que nunca, estamos cientes de que o processo educacional não é só aprender a ler e a escrever; educação implica diretamente no desenvolvimento de um país.
Perfil no Instagram @mariatatiane_neuropedagoga